A prefeitura de São Paulo realizará a próxima Conferência da Pessoa Idosa na cidade de São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de maio para avaliar e propor medidas para enfrentar os desafios do envelhecimento.
Para participar é preciso fazer a inscrição, que pode ser feitas até a abertura do evento no dia 16 e maio. Qualquer cidadão a partir dos 16 anos de idade pode se inscrever. Os participantes terão direito a voz e voto.
Para falar sobre este assunto conversamos com a representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa Maria do Carmo Guido.
Segundo Maria do Carmo, a Conferência é importante não só para as pessoas idosas de São Paulo, mas também para toda sociedade do país. Pois o Brasil está vivendo o fenômeno da transição demográfica, a sociedade está envelhecendo. Hoje a população 60 mais na cidade de São Paulo, já são mais de 2 milhões, que compõe quase 17% da população da cidade.
“Então é relevante não só para os idosos, mas também para toda sociedade essa questão do envelhecimento, que afeta as políticas públicas de maneira geral: do trabalho, da saúde, da previdência, da assistência social”, afirma ela.
De acordo com Maria do Carmo Guido a Conferência é uma oportunidade importante para sociedade como um todo levar as demandas de envelhecimento para o poder público.
“Atualmente a população idosa da cidade de São Paulo está padecendo, as políticas públicas, a rede de proteção, da assistência social e do SUAS está muito prejudicada. A população idosa aumenta e os investimentos e a rede de proteção, que a prefeitura deveria oferecer para população idosa, estão diminuindo. Esperamos que a 6° Conferência seja uma oportunidade para que a gente leve nossas demandas que são muitas”, ressalta ela.
A Central de Notícias da Rádio Águia Dourada é uma iniciativa do Projeto “Compositoras do Brasil: da invisibilidade ao protagonismo”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.