NO AR AGORA
Musical Especial
Whatsapp
(11) 99147-1471
Rede Sociais
@AguiadouradaFM

Governo lança programa de crédito para o trabalhador

O governo federal lançou em março o programa Crédito do Trabalhador. A partir do dia 21 de março profissionais formais do setor privado terão acesso a empréstimos mais baratos assegurados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).  A ideia é beneficiar empregados domésticos e os trabalhadores rurais com carteira assinada, além dos assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Com a implantação do programa trabalhadores formais poderão requerer proposta de crédito diretamente às instituições por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). O desconto na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio.

Para falar sobre o programa ouvimos o ministro do Trabalho Luiz Marinho.

“O consignado em folha de pagamento nasceu no governo Lula 1 em uma construção que fizemos junto a vários trabalhadores e trabalhadoras com relatos desesperadores naquele momento em que os trabalhadores estavam altamente endividados junto ao sistema financeiro e junto aos agiotas”, explica o ministro.

Segundo o Ministro do Trabalho a proposta de crédito consignado foi criada para ajudar a abaixar os juros e encaminhada ao Congresso Nacional virou lei. “A ideia nasceu dirigida aos trabalhadores privados, mas a circunstância na época levou que o consignado conseguisse pegar nos servidores públicos e também aposentados e pensionistas. Portanto, hoje tem 3 milhões e 800 mil trabalhadores que tem acesso ao crédito consignado”, afirma ele.  

 

 

 

A Central de Notícias da Rádio Águia Dourada é uma iniciativa do Projeto “Compositoras do Brasil: da invisibilidade ao protagonismo”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

CATEGORIAS
00:00