NO AR AGORA
Musical Especial
Whatsapp
(11) 99147-1471
Rede Sociais
@AguiadouradaFM

Baixa qualidade do sono contribui para obesidade

A má qualidade do sono causa vários prejuízos, o que não é segredo para ninguém. Os vários estímulos, como as telas de eletrônicos, e as preocupações do dia a dia faz com que dormir bem seja um desafio e nos fazem dormir cada vez menos.

Segundo a Dra. Maria Fernanda Naufel, que é Nutricionista, Doutora em nutrição pela UNIFESP, Pós-Doutoranda e integrante da Associação Brasileira do Sono, os efeitos das noites ruins de sono têm muitos efeitos, inclusive fazendo com que a pessoa ganhe peso: "um sono de qualidade boa, será um aliado para a gente conseguir perder peso e para depois manter esse peso mais estável, enquanto o sono de qualidade ruim ele acaba ajudando a ganhar peso".

A médica explica que noites de sono ruins prejudicam a produção de Leptina, um hormônio fundamental para diminuir o apetite e aumentar o gasto de energia: “Quando a gente dorme mal, desregula os níveis de hormônios no nosso corpo e o nível de grelina, que é o hormônio que aumenta o apetite, acaba aumentando enquanto os níveis de leptina, que diminui o apetite, ficam reduzidos. Dormir mal, causa mais fome, a pessoa acaba comendo mais e também diminui o nosso gasto energético por ter menos leptina no corpo”.

A doutora Maria Fernanda Naufel conclui deixando dicas para que o sono seja melhor no dia a dia: "para que uma boa produção do hormônio melatonina e com isso, uma melhor qualidade do sono, a devemos evitar ficar na frente de telas, principalmente à noite, e não deixar com que as crianças fiquem durante a noite na frente do computador, do celular, do tablet, porque isso vai prejudicar, acabar bloqueando a produção adequada da melatonina", afirmou, antes de concluir: "Então a noite a gente deve evitar as telas e também dormir num quarto escuro sem a TV ligada, porque isso vai melhorar a produção da melatonina. E auxiliar na qualidade do nosso sono, deixando então o nosso dia mais produtivo, porque o sono vai ser mais restaurador".

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto. A Periferia apresenta a Semana de 22. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

CATEGORIAS
00:00